Conheça os melhores destinos gastronômicos

A cozinha de um país diz muito sobre ela, porque é influenciada por factores como o clima, fauna e flora, religião e assim por diante.
Spread the love

A culinária de um país diz muito sobre ele, porque sofre influência de fatores como o clima, a fauna e a flora, a religião e por aí vai. O turismo gastronômico permite, não apenas conhecer a culinária em si, mas também os hábitos culturais de toda uma nação.

O turismo gastronômico é o hábito de viajar para conhecer novos lugares a partir da sua culinária. Experimentar novos sabores, conhecer comidas típicas, especiarias e ingredientes que não são comuns no país de destino pode ser uma experiência inesquecível. 

As viagens gastronômicas não possuem regras, quem manda é você. No entanto, é bom estar aberto a conhecer coisas novas, mesmo que sejam muito diferentes.

1. Espanha

A Espanha abre essa lista por possuir forte influência das regiões mediterrâneas e sua culinária variar de região para região do país. Quem fizer uma viagem de turismo gastronômico para a Espanha vai se deparar com pratos que usam azeite, temperos fortes, carnes, pães e frutos do mar. 

As carnes, na Espanha, vão além dos bovinos e suínos e contemplam, também, carne de coelho, carneiro e caça. O presunto espanhol é famoso em todo o mundo e é muito pedido por turistas que visitam os restaurantes espanhóis.

Por possuir uma longa extensão litorânea, a Espanha é ávida por frutos do mar, inclusive a Paella é um prato típico do país. 

2. Catar

O país fica no Oriente Médio e possui uma variedade de comidas, com pratos conhecidos pelo mundo inteiro, como quibes e esfirras.

No entanto, a culinária do Catar não se resume apenas a pratos árabes, e tem influências da comida libanesa e indiana.

Devido a religião, o país não possui pratos que levam carne de porco, e também não comercializa bebidas alcoólicas. A comida tradicional abrange ensopados, pratos de cozimento longo, muitas especiarias e sobremesas deliciosas.

Um desses pratos é o warak enab, que consiste em um rolinho feito com folhas de uva e recheado com carne bovina ou de carneiro. Geralmente é servido acompanhado de batatas e arroz.

3. França

A França é imensamente conhecida por sua cidade luz, Paris e pela sua grandiosa Torre Eiffel. O romantismo das paisagens convida os casais a conhecerem o ambiente, mas não podemos esquecer que esse destino também é indispensável para quem é amante da culinária.

Oferece grande diversidade de massas, entre elas o croissant, os crepes e os maravilhosos vinhos franceses, além do melhor que possuem em se tratando de manteiga e queijo. Além disso, a França é o local de onde mais sai chefes de cozinha renomados do mundo.

4. Itália

A culinária italiana é uma das mais apreciadas mundo afora. As receitas do país são simples, no entanto, possuem sabores inconfundíveis. Um passeio pelo país europeu garante belas fotos, muita animação, cultura, história e um apetite satisfeito.

Na mesa dos italianos não faltam massas, sobremesas, queijos e vinho. Entre os pratos mais conhecidos e procurados pelos turistas estão o tradicional gelato, a carbonara, o risotto allo zafferano, o tiramisú, a pizza napolitana, o spaghetti allo scoglio e cannolo. Além desses, existem muitas outras delícias típicas da península italiana.

5. México

O segundo país da nossa lista de países gastronômicos fica na América do Norte e também é bastante conhecido por sua culinária característica. Aliás, em 2010, a gastronomia do México tornou-se Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A viagem pelo país latino rende um roteiro repleto de praias exuberantes, sítios históricos preservados e pratos picantes.

Nos pratos mexicanos não podem faltar ingredientes como milho, feijão e pimentas. Cabe lembrar que a culinária do país vai muito além dos famosos tacos e burritos. Vale provar pratos como enchiladas, tortilhas de milho recheadas de carne, feijão, cebola e tomate; chili com carne, prato preparado com carne, pimenta e feijão; e tamales, massa de milho de recheio doce ou salgado.

6. China

Muitos associam a culinária chinesa com ingredientes peculiares como barbatana de tubarão, carne de cachorro ou escorpião. Contudo, existe muito mais diversidade no prato dos chineses. Conhecer a China é ter a oportunidade de desbravar sabores espalhados por um território imenso e repleto de diferentes influências culinárias.

A culinária chinesa costuma usar bastante vegetais, além de dar espaço especial para as aves e o arroz. Um dos pratos mais conhecidos é o yakisoba, ainda que exista divergência com os japoneses sobre quem criou a refeição. Além desse, outras dicas culinárias de um dos países gastronômicos mais inusitados são o frango xadrez, os rolinhos primavera e o pato à Pequim.

More Posts

Guide to Waza National Park

Guide to Waza: Cameroon’s Premier Safari

Spread the love

Spread the loveWaza National Park, one of Cameroon’s most prominent protected areas, spans around 1,700 square kilometers in the Far North Region. Established in 1934, the park originally served as a hunting reserve but gained national park status in 1968 to protect its diverse wildlife and savanna ecosystems. Known for its expansive landscapes and unique

Guide to Watamu Marine National Park

Guide to Watamu: Kenya’s Marine Safari

Spread the love

Spread the loveEstablished in 1968, Watamu Marine National Park is one of Kenya’s premier coastal attractions. Situated along the Indian Ocean, just south of Malindi and about 140 kilometers from Mombasa, this marine reserve spans over 10 square kilometers of protected coral reefs, seagrass beds, and sandy beaches. As one of the first marine protected

Guide to Golden Gate National Park

Guide to Golden Gate: South Africa’s Cultural Safari

Spread the love

Spread the loveLocated in the eastern Free State of South Africa, Golden Gate Highlands National Park is celebrated for its striking sandstone cliffs, rich biodiversity, and expansive grasslands. Established in 1963, the park covers over 340 square kilometers, offering a blend of scenic beauty and unique flora and fauna. Named after its golden-hued cliffs, Golden

Guide to Dorob National Park

Guide to Dorob: Namibia’s Sprawling Ecosystem

Spread the love

Spread the loveEstablished in 2010, Dorob National Park covers an impressive stretch of 1,600 kilometers along Namibia’s coast and spans across 8 million hectares. This park’s vast coastal desert, with dunes, gravel plain, and unique flora and fauna, makes it a unique addition to Namibia’s diverse ecosystem. Located between the Skeleton Coast National Park in