Conheça os melhores destinos gastronômicos

A cozinha de um país diz muito sobre ela, porque é influenciada por factores como o clima, fauna e flora, religião e assim por diante.
Spread the love

A culinária de um país diz muito sobre ele, porque sofre influência de fatores como o clima, a fauna e a flora, a religião e por aí vai. O turismo gastronômico permite, não apenas conhecer a culinária em si, mas também os hábitos culturais de toda uma nação.

O turismo gastronômico é o hábito de viajar para conhecer novos lugares a partir da sua culinária. Experimentar novos sabores, conhecer comidas típicas, especiarias e ingredientes que não são comuns no país de destino pode ser uma experiência inesquecível. 

As viagens gastronômicas não possuem regras, quem manda é você. No entanto, é bom estar aberto a conhecer coisas novas, mesmo que sejam muito diferentes.

1. Espanha

A Espanha abre essa lista por possuir forte influência das regiões mediterrâneas e sua culinária variar de região para região do país. Quem fizer uma viagem de turismo gastronômico para a Espanha vai se deparar com pratos que usam azeite, temperos fortes, carnes, pães e frutos do mar. 

As carnes, na Espanha, vão além dos bovinos e suínos e contemplam, também, carne de coelho, carneiro e caça. O presunto espanhol é famoso em todo o mundo e é muito pedido por turistas que visitam os restaurantes espanhóis.

Por possuir uma longa extensão litorânea, a Espanha é ávida por frutos do mar, inclusive a Paella é um prato típico do país. 

2. Catar

O país fica no Oriente Médio e possui uma variedade de comidas, com pratos conhecidos pelo mundo inteiro, como quibes e esfirras.

No entanto, a culinária do Catar não se resume apenas a pratos árabes, e tem influências da comida libanesa e indiana.

Devido a religião, o país não possui pratos que levam carne de porco, e também não comercializa bebidas alcoólicas. A comida tradicional abrange ensopados, pratos de cozimento longo, muitas especiarias e sobremesas deliciosas.

Um desses pratos é o warak enab, que consiste em um rolinho feito com folhas de uva e recheado com carne bovina ou de carneiro. Geralmente é servido acompanhado de batatas e arroz.

3. França

A França é imensamente conhecida por sua cidade luz, Paris e pela sua grandiosa Torre Eiffel. O romantismo das paisagens convida os casais a conhecerem o ambiente, mas não podemos esquecer que esse destino também é indispensável para quem é amante da culinária.

Oferece grande diversidade de massas, entre elas o croissant, os crepes e os maravilhosos vinhos franceses, além do melhor que possuem em se tratando de manteiga e queijo. Além disso, a França é o local de onde mais sai chefes de cozinha renomados do mundo.

4. Itália

A culinária italiana é uma das mais apreciadas mundo afora. As receitas do país são simples, no entanto, possuem sabores inconfundíveis. Um passeio pelo país europeu garante belas fotos, muita animação, cultura, história e um apetite satisfeito.

Na mesa dos italianos não faltam massas, sobremesas, queijos e vinho. Entre os pratos mais conhecidos e procurados pelos turistas estão o tradicional gelato, a carbonara, o risotto allo zafferano, o tiramisú, a pizza napolitana, o spaghetti allo scoglio e cannolo. Além desses, existem muitas outras delícias típicas da península italiana.

5. México

O segundo país da nossa lista de países gastronômicos fica na América do Norte e também é bastante conhecido por sua culinária característica. Aliás, em 2010, a gastronomia do México tornou-se Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A viagem pelo país latino rende um roteiro repleto de praias exuberantes, sítios históricos preservados e pratos picantes.

Nos pratos mexicanos não podem faltar ingredientes como milho, feijão e pimentas. Cabe lembrar que a culinária do país vai muito além dos famosos tacos e burritos. Vale provar pratos como enchiladas, tortilhas de milho recheadas de carne, feijão, cebola e tomate; chili com carne, prato preparado com carne, pimenta e feijão; e tamales, massa de milho de recheio doce ou salgado.

6. China

Muitos associam a culinária chinesa com ingredientes peculiares como barbatana de tubarão, carne de cachorro ou escorpião. Contudo, existe muito mais diversidade no prato dos chineses. Conhecer a China é ter a oportunidade de desbravar sabores espalhados por um território imenso e repleto de diferentes influências culinárias.

A culinária chinesa costuma usar bastante vegetais, além de dar espaço especial para as aves e o arroz. Um dos pratos mais conhecidos é o yakisoba, ainda que exista divergência com os japoneses sobre quem criou a refeição. Além desse, outras dicas culinárias de um dos países gastronômicos mais inusitados são o frango xadrez, os rolinhos primavera e o pato à Pequim.

More Posts

Guide to Spending a Weekend in Macao

Spread the love

Spread the loveOften referred to as the “Las Vegas of Asia,” Macao is a city that perfectly blends history, culture and modern entertainment. Once a Portuguese colony, Macao offers a unique fusion of Chinese and European influences. This is visible in its architecture, food and traditions. Despite its small size, this dynamic destination provides an

Top Street Foods to Try Out in South America

Spread the love

Spread the loveStreet food in South America is a vibrant and essential part of the continent’s culinary culture. From bustling markets to lively street corners, these food stalls offer an incredible variety of flavors that reflect the rich heritage and diversity of the region. Whether you’re wandering the colorful streets of Buenos Aires, exploring the

Major Sports Event Coming Up? Here’s how to plan your trip

Spread the love

Spread the loveTraveling for a sports event is an exciting experience. Whether you’re a die-hard fan following your favorite team or an enthusiast attending a major sporting event like the Olympics or the World Cup. Planning for such a trip involves more than just securing tickets; it requires preparation in areas like accommodation, transportation, safety

Best Tidal Pools in the UK

Spread the love

Spread the loveTidal pools are a unique coastal feature that blend the best of both the ocean and a swimming pool. These pools are found naturally or constructed to fill with seawater during high tide, and as the tide recedes they remain full offering a safe and calm area for swimmers. Unlike regular pools, tidal

Exit mobile version