Belezas naturais, história, gastronomia, excelente clima (especialmente no verão europeu) e receptividade do povo local são apenas alguns dos motivos que fazem da Grécia um destino muito desejado. Prova disso é que todos os anos o país recebe uma grande quantidade de visitantes. O país tem muito a oferecer para seus turistas e locais, mergulhado em cultura e mares exuberantes que vão te deixar de queixo caído.
1.Cultura
2.Arcrópole de Atenas
O maior e mais belo santuário da Grécia antiga está localizado sobre um penhasco rochoso conhecido como Acrópole, em pleno coração da capital do país. A Acrópole de Atenas foi construída entre os séculos V e IV a.C. como parte de um grande programa de obras promovido por Péricles. Foram erguidos sobre o rochedo três templos, um anfiteatro e um monumental portão de entrada que refletiam o esplendor, poder e riqueza de Atenas em seu auge.
Localizada 150 metros acima do nível do mar, a Acrópole de Atenas é um dos melhores exemplares da arquitetura clássica que ainda podem ser vistos em pé. O Partenon é o mais conhecido e visitado dos templos. O santuário era dedicado principalmente à padroeira da cidade, a deusa Atena.
3.Templo de Zeus
Outra construção do mundo antigo a integrar nossa lista de coisas imperdíveis o que fazer na Grécia é o Templo de Zeus Olímpico, em Atenas. Localizado em uma área chamada de Olympieio, suas ruínas ainda em parte eretas contra o céu são o resquício da mais famosa edificação de mármore já construída pelo homem. Não poderia ser diferente, já que o templo foi erguido para honrar o rei de todos os deuses do Olimpo, a construção começou no século VI a.C.
4.Mosteiros de Meteora
Meteora é hoje o maior sítio arqueológico da Grécia e também Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1989. A noroeste da cidade de Kalambaka, um complexo de pilares de rocha de arenito gigantes se ergue a quase 600 metros de altura nas planícies da Tessália. Em meio a essa paisagem espetacular, mosteiros bizantinos foram construídos no topo das rochas íngremes, criando uma visão surreal e que não tem igual no planeta!
5.Ágora Antiga
Outro sítio arqueológico do mundo antigo a integrar nossa lista de coisas imperdíveis para fazer na Grécia é a Ágora Antiga, em Atenas. Localizada na descida sul da Acrópole, é uma opção boa de passeio para fazer depois de ver o Partenon e as outras construções no alto da colina.
Outras atrações muito próximas são a Biblioteca de Adriano, a Ágora Romana, a Torre dos Ventos e a movimentada Praça Monastiraki. A Ágora Antiga – também chamada de Ágora de Atenas – era o centro administrativo, político, comercial e social da cidade-estado. Era nesta área aberta que transcorria a vida cotidiana na Antiguidade, com os habitantes movimentando-se entre escolas, pórticos cheios de lojas e moinhos de azeite.
6.O paraíso na Grécia
7. Anthony Quinn’s Bay
Anthony Quinn’s Bay é uma baía belíssima localizada na Ilha de Rhodes, no arquipélago grego do Dodecaneso. Antigamente chamada de Vagies Beach, a baía mudou de nome quando foi oferecida de presente ao ator Anthony Quinn por sua premiada interpretação no filme Zorba, o Grego. Mas o astro, educadamente, nunca tomou posse do presente.
A pequena faixa de areia dourada é adornada por flores e vegetação. Rochas emergem por todos os lados, formando praticamente uma piscina, de tão fechada que é a baía. Arremata tudo isso o mar cristalino de um azul fluorescente que chega a doer os olhos. Na entrada da baía, um barzinho com vista panorâmica serve pizzas, sanduíches, sorvetes e saladas.
8.Cidade de Mykonos
A cidade de Mykonos, capital da ilha do mesmo nome, é um daqueles vilarejos gregos de sonhos, cheio de flores e charme para dar e vender. Prédios pintados de branco e azul, onde funcionam lojas coloridas e restaurantes cheirosos, se espalham por ruelas minúsculas à beira de uma praia paradisíaca. No centro histórico de Mykonos, cada esquina é um flash e há cantinhos fotogênicos para onde quer que se olhe
9.Vilarejo de Oía
O vilarejo de Oía, na Ilha de Santorini, é um dos locais mais procurados por casais apaixonados ou em lua de mel no mundo todo. A minúscula cidade é o lar de alguns dos mais famosos cartões-postais da Grécia. A ilha vulcânica sofreu uma erupção há mais de 3.000 anos e ganhou o formato de uma lua crescente cujo interior foi preenchido pela água do mar – a famosa ‘caldeira’ de Santorini. Encarapitada no alto dos penhascos de 300 metros, fica Oía.