Aventura no gelo no Alasca

Spread the love

Viajar para o Alasca pode ser fascinante, o maior estado americano é dono maior pico, o maior parque nacional e a maior floresta dos EUA. Geleiras, lagoas, vulcões, montanhas, florestas: uma diversidade de paisagens para conhecer e passear. E por incrível que pareça ao contrário do que todos pensam, não é tão frio assim: no verão, a temperatura pode chegar a até 30 graus.

Para aproveitar o local e desbravar belezas além dos cumes esbranquiçados, é recomendado fazer a viagem para o Alasca entre maio e agosto, quando as temperaturas variam entre 15 e 25 graus, aproximadamente. O verão presenteia os visitantes com dias longos que podem chegar a até 19 horas de sol. Já as chuvas não são comportadas, podem cair a qualquer momento.

 

1. Anchorage

A maior cidade do Alasca é marcante por sua gastronomia autêntica e interessante, principalmente de peixes e frutos do mar. O pequeno centro é convidativo para caminhar e dispõe de lojas com artesanatos de povos nativos do estado. Recomendo visitar também o Alaska Wildlife Conservation Center, um centro de reabilitação para animais como raposas, alces e ursos, e o moderno Anchorage Museum, para os interessados pela fauna e flora da região.

 

2. Chugach State Park

Uma das áreas naturais de mais fácil acesso do estado. Para quem gosta de trilhas e natureza, é indispensável fazer uma viagem para o Alasca sem conhecer o Chugach State Park. A região mescla uma série de ecossistemas em seu território: de floresta e pântanos a vegetação de tundra. Há mais de 110 trilhas que correm entre glaciares, além de lagos azulados onde é possível andar de caiaque e colher frutas de árvores que beijam as águas.

 

3. Kenai Fjords National Park

Para os que gostam de passear de barco, tours saem da cidade de Seward com até 10 horas de duração explorando suas diferentes regiões, como Resurrection Bay e Fox Island, onde você poderá ver o lar de baleias-cinzentas e remar a caiaque na companhia de papagaios-do-mar.

Para quem foi viajar para o Alasca buscando um contato mais profundo com a beleza gelada, a trilha Harding Icefield, com 12 quilômetros (ida e volta), possibilita ver as espetaculares geleiras do alto.

 

4. Glacier Bay National Park

Este parque preserva lindos e grandes glaciares e icebergs, nos quais você pode dar a sorte de ver pedaços enormes de gelo caindo no mar. A rica vida selvagem inclui focas, leões-marinhos e mais de 150 espécies de pássaros. Há um único hotel dentro do parque, o Glacier Bay Lodge, que tem uma vista incrível das montanhas e organiza diferentes tipos de passios, então não deixe para última hora quando for programar sua viagem para o Alasca.

 

5. Mendenhall Glacier

Este glaciar tem incríveis 19 quilômetros de extensão e é circundado por uma linda floresta verde. Para chegar mais perto da grande massa de gelo, trilhas de todas as dificuldades estão disponíveis. Vale destacar a da Nugget Falls, que termina em uma cascata de 5 quedas, vizinha da Mendenhall Glacier.

 

6. Denali National Park

Este parque é um dos mais únicos do mundo e casa dos “big five”, os “top cinco” animais do país: ursos, lobos, alces, renas e o carneiro-de-dall. Como não é permitido explorá-lo com seu próprio veículo, pegue os tours de ônibus, passeios em pequenos aviões ou trilhas que circulam entre as enormes montanhas se quiser avistá-los. No caminho, há mirantes e pontos de observação que deixam ver florestas de coníferas, vegetação de tundra, lagos e geleiras. Porém, a cereja do bolo está em observar um dos pontos mais famosos entre os turistas: o Monte McKinley, pico mais alto dos Estados Unidos (6.190 metros).

 

7. Katmai National Park

Aqui há uma combinação única de 15 vulcões e a maior população de ursos da América do Norte: mais de dois mil vivem por lá – do alojamento Brooks Camp você consegue observar dezenas deles caçando salmões na correnteza do rio. Também é possível explorar, caminhando, o Valley of Ten Thousand Smokes, formado por uma enorme erupção que ocorreu em 1912, com campos de lava e cachoeiras que descem das montanhas sobre lagos e glaciares. Uma verdadeira aventura envolvendo fogo para quem pensou que uma viagem para o Alasca só proporcionaria gelo.

 

8. Wrangell-St. Elias National Park

O gigantismo do Alasca é bem representado nesse parque nacional, o maior dos Estados Unidos, onde ficam nove das 16 montanhas mais altas do país e mais de 150 geleiras. Para ter noção do mar de vulcões, formações rochosas, vales e rios que o formam, o melhor é embarcar nos passeios de avião que deixam ver a paisagem de cima numa experiência única estonteante.

 

More Posts

Guide to Waza National Park

Guide to Waza: Cameroon’s Premier Safari

Spread the love

Spread the loveWaza National Park, one of Cameroon’s most prominent protected areas, spans around 1,700 square kilometers in the Far North Region. Established in 1934, the park originally served as a hunting reserve but gained national park status in 1968 to protect its diverse wildlife and savanna ecosystems. Known for its expansive landscapes and unique

Guide to Watamu Marine National Park

Guide to Watamu: Kenya’s Marine Safari

Spread the love

Spread the loveEstablished in 1968, Watamu Marine National Park is one of Kenya’s premier coastal attractions. Situated along the Indian Ocean, just south of Malindi and about 140 kilometers from Mombasa, this marine reserve spans over 10 square kilometers of protected coral reefs, seagrass beds, and sandy beaches. As one of the first marine protected

Guide to Golden Gate National Park

Guide to Golden Gate: South Africa’s Cultural Safari

Spread the love

Spread the loveLocated in the eastern Free State of South Africa, Golden Gate Highlands National Park is celebrated for its striking sandstone cliffs, rich biodiversity, and expansive grasslands. Established in 1963, the park covers over 340 square kilometers, offering a blend of scenic beauty and unique flora and fauna. Named after its golden-hued cliffs, Golden

Guide to Dorob National Park

Guide to Dorob: Namibia’s Sprawling Ecosystem

Spread the love

Spread the loveEstablished in 2010, Dorob National Park covers an impressive stretch of 1,600 kilometers along Namibia’s coast and spans across 8 million hectares. This park’s vast coastal desert, with dunes, gravel plain, and unique flora and fauna, makes it a unique addition to Namibia’s diverse ecosystem. Located between the Skeleton Coast National Park in