Uma surf trip para algum destino paradisíaco é o sonho de qualquer surfista. Os melhores países e lugares do mundo para surfar não são simplesmente belas praias. Para receber esse título, é preciso que haja uma combinação de ondas perfeitas, vento, não ter tubarões (de preferência), além, claro, de serem belas praias.
Todos os surfistas, amadores e profissionais, têm em comum a paixão pela adrenalina e o respeito pelo mar. Entre os surfistas, há muitos que põem o pé na estrada para ir atrás das melhores ondas do mundo. E o que não falta é destino de surf para os amantes do esporte conhecerem.
1. Banzai Pipeline, Havaí, EUA
Situada na costa norte da ilha de Oahu, Hawaii, a Banzai Pipeline é um spot de surf muito conhecido e desejado por apaixonados pelo esporte. Conhecida pelas ondas tubulares mais perigosas das surf trips.
O Havaí é composto por um conjunto de ilhas vulcânicas, o que facilita a região receber grandes swells, formados pelas tempestades de inverno. As ondas que vêm de águas mais profundas, atingem a bancada rasa e quebram sobre uma camada de 50 cm de água cheia de corais, exigindo muita experiência para quem deseja surfar na região.
2. Cloudbreak, Tavarua, Fiji
Fiji é mais conhecido no mundo do surf pelo icônico Cloudbreak, região que atrai vários surfistas todo ano, e muitos profissionais que se reúnem para surfar nos swells. As ondas brutais são mais indicadas para os experientes, mas várias escolas de surf e beach breaks estão disponíveis para alunos e novatos. Conhecido por suas competições internacionais, os espectadores se reúnem para ver os campeões mundiais surfarem pelas eliminatórias em busca do grande prêmio. É possível surfar em Cloundbreak durante todo o ano, mas os melhores meses são entre abril e outubro, quando as ondas estão mais altas e a surf trip acontece.
3. Superbank, Gold Coast, Austrália
Ao longo da costa australiana, fica o famoso Snapper Rocks Superbank, onde é possível encontrar as melhores praias, com ondas sólidas e mais longas do mundo. Os pontos do Sul em Snapper Rocks, que incluem Kirra, Rainbow Bay e Duranbah, se combinam para formar o Superbank. São considerados os melhores lugares para surfar na Gold Coast. A onda é uma quebra de ponta à direita que regularmente se projeta e pode produzir barrels pesados e ocos, indicados para os surfistas mais experientes.
4. Uluwatu, Bali, Indonésia
Localizado na península de Bukit, o Uluwatu é mais do que um dos melhores surfs breaks do mundo e é um dos templos mais magníficos de Bali, o Templo Pura Uluwatu. Ambos estão no mesmo ramo da estrada principal, a Jalan Labuan Sait depois de atravessar a ponte de Padang Padang.
Os campos de surf são ótimos para quem está viajando sozinho ou em grupo, e possibilita conhecer pessoas novas e se divertir muito. Uluwatu tem sido um point mundialmente famoso desde o filme dos anos 1970, Morning of the Earth. Bali é um paraíso para os surfistas e é considerado o melhor destino de surf da Indonésia.
5. Baía de Jeffrey, África do Sul
Conhecida por seus supertubos, a Baía de Jeffrey ou J-Bay, como é conhecida na região, oferece uma das melhores ondas do mundo. As ondas tubulares permitem aos surfistas percorrerem até 800 metros, em um longo passeio. J-Bay tem uma série de quebras quando se encontra com o recife offshore. O mais famoso deles é Supertubos ou “Supers” onde, nos melhores dias, uma onda de 2,5 metros corre ao longo do recife e inclui uma seção clássica de barrels, antes de fechar em um ponto chamado Impossibles. Mais abaixo está a Tubes, uma onda de cerca de 1,5 metros com um passeio curto, intenso e divertido.
6. Praia do Rosa, Santa Catarina, Brasil
Na Praia do Rosa, em Imbituba, os surfistas podem surfar em um dos melhores picos de surf no Brasil e ainda aproveitar a paisagem maravilhosa de Santa Catarina. É possível surfar em ondas melhores no mês de julho, quando estão mais altas e com melhores ondulações. A região também é ótima para quem está aprendendo e oferece inúmeras escolas de surf.
7. Baía de Arugam, Arugam, Sri Lanka
Sri Lanka está cada vez mais famoso como um destino de surf. A praia de Baía de Arugam é o principal pico da região e oferece quebras de ondas de qualidade. O cenário natural faz da experiência ainda mais única e permite uma proximidade maior com animais da região. A Baía de Arugam é o destino mais frequentado pelos surfistas que gostam da atmosfera mais descontraída. A praia também é ótima para os iniciantes que querem se aperfeiçoar no esporte.