Quando se pensa em moda, lojas influentes, pessoas bem-vestidas e estilo, algumas cidades vêm à mente. Uma capital da moda é aquela onde se respira o assunto em todos os cantos. São lares de estilistas, agências de modelos, butiques mais luxuosas do mundo e grandes desfiles.
As cidades são escolhidas de acordo com a quantidade de negócios gerados por meio de meios de comunicação e da influência da moda, além de atrair turistas pelo lazer presente ali.
A moda é cultura nessas capitais e inspira não somente os profissionais da área, mas a população em geral.
1.NOVA YORK
Se você procura por uma moda vintage, moda hipster, moda clássica ou moda vanguardista, Nova York é o lugar. A semana de moda de 2019 aconteceu entre 8 e 16 de fevereiro, mas a cidade vive de estilo durante todo o ano.
Nova York é lar de algumas das maiores e mais famosas lojas de departamento do mundo: Bloomingdale;s, Macy’s, Barneys e Saks. Para algo um pouquinho diferente, passeie pelo Lower East Side conhecido, antigamente, como o bairro das pechinchas e dê uma paradinha nas lojas de moda vintage e mercados de pulgas para fazer compras interessantes.
Se busca por lojas de grife, vá até a fifth Avenue. É onde fica a unidade da Tiffany & Co, que foi cenário do filme Bonequinha de Luxo, além de Louis Vuitton, Prada, Gucci de três andares e a Fendi, dentre muitas outras butiques mais luxuosas do mundo.
A Gap, a H e a Zara são opções mais acessíveis dessa avenida, que é considerada uma das mais famosas do mundo.
2.MILÃO
Se há um lugar que merece a coroa de capital da moda é Milão, lar da prestigiada Milan Fashion Week. Lugar perfeito para os fashionistas, a cidade italiana tem, como destaque, o Quadrilatero d’Oro, composto pelas vias della Spiga, Montenapoleone, Manzoni e Corso Venezia, abrigando algumas das butiques mais luxuosas do mundo.
O quadrilátero fica perto dos principais pontos turísticos, como a Piazza del Duomo.
No bairro de Brera é possível apreciar arte e cultura entre os prédios antigos e as galerias culturais. Aos domingos, acontece uma feirinha de antiguidades. Se estiver por ali, não deixe de visitar a Pinacoteca de Brera, uma coleção de arte que também recebe desfiles.
Navigli é um bairro milanês superdescolado e eclético, rodeado por lojas e pubs que agradam o público mais alternativo que quer curtir a noite.
3.PARIS
A capital francesa recebe, a cada ano, cerca de 29 milhões de turistas. Para a maioria deles, fazer compras é a principal atividade turística da cidade. Paris tem mais de 61 mil lojas, muitas delas são grandes redes e marcas de luxo, que já marcaram a história da moda e são inconfundíveis.
Todas as grandes grifes internacionais têm Paris como ponto principal e todos os dias novas marcas e pontos de venda enriquecem ainda mais a oferta fashion da capital.
A Paris Fashion Week é frequentada por grandes nomes de estilistas e influenciadores da moda. A principal avenida de Paris, a Champs Elysées, é composta por lojas de luxo, restaurantes, cinemas e lojas de departamento com vista para o magnífico Arco do Triunfo.
Uma volta no Triangle D’or e pela Rue du Faubourg St-Honorpe é imperdível para quem quer conhecer os estilistas franceses que fizeram história na moda, como Chanel, Christian Dior, Hermès, Jean-Paul Gaultier, Louis Vuitton e Saint Laurent.
As principais avenidas de moda se tornaram pontos turísticos, pois, mesmo que o viajante não tenha a intenção de comprar, faz esses passeios para conhecer a história da moda.
4.LONDRES
A capital ingelsa tem um charme único, impossível de ser definido. Há, por toda a cidade, algo que se encaixa no estilo e no bolso de cada turista. No bairro Brompton está a Harrolds, a loja de departamentos que concentra o maior número de marcas internacionais.
Lá é possível encontrar Balmain, Emilio Pucci, Channel, Dolce & Gabbana, entre outras.
A MayFair é a região mais importante de moda em Londres. O distrito agraga as principais ruas para compras, como a Oxford Street várias lojas de departamentos como H, Zara, Forever 21 e TopShop estão presentes ali, a Carnaby Street só para começar o roteiro.
A maior concentração de restaurantes, cafés, clubes e bares da região central de Londres está no Soho. É um ótimo lugar para observar o estilo de rua dos londrinos e se inspirar.
5.BARCELONA
O cenário fashion da cidade espanhola vai da alta-costura aos autênticos e coloridos trajes utilizados no dia a dia. Barcelona tem uma das maiores regiões de compras da Europa, a Shopping Line, com 5km de extensão.
Perto da estação do metrô Liceu dica a La Manual Alpargatera, onde Salvador Dalí, Jean-Paul Gaultier, Penélope Cruz e Julianne Moore já encomendaram um par de espadrilles. A marca é a responsável por popularizar esse calçado.
As lojas de roupas e design mais descoladas ficam ao longo do Passeig de Gràcia. Quem quer roupas vintage por um preço bom vai amar a enorme Els Encants Vells, o principal mercado de pulgas da cidade.