Normalmente as pessoas viajam para a Itália pensando em visitar os destinos mais clássicos. O que muita gente não sabe é que o país é repleto de passeios maravilhosos, sobretudo os naturais. Você sabia que depois da Grécia, a Itália é o país europeu com o maior número de costas? Por isso, todo verão milhares de viajantes de todas as partes do mundo vão conhecer as magníficas praias deste paraíso.
Praia Berchida em Sardenha
A praia de Berchida, é marcada por um mar transparente e vários riachos, além das praias de areia branca. As águas rasas são perfeitas para mergulhar. Embora seja um local paradisíaco, é pouco explorado pelo turismo de massa. Berchida é considerada uma das mais belas praias da Europa. Para chegar até lá, vá de barco ou pela estrada que passa na costa de Capo Comino e Posada.
Praia Spiaggia dei Conigli em Sicília
Já eleita a praia mais bonita da Europa, é de fato, maravilhosa! Ela fica perto da ilha de mesmo nome (que significa praia dos coelhos), em um parque natural que protege as tartarugas Caretta. Esse é o local escolhido por elas para botar ovos. A praia tem forma de semicírculo e é cercada por falésias calcárias brancas.
Praia Spiaggia di Cala Rossa em Sicília
Considerada a praia mais bonita da ilha de Favignana, Cala Rossa é caracterizada por rochas planas (ideais para banhos de sol) que mergulham num mar de águas transparentes. Por ficar em uma longa descida, essa praia não é o destino preferido de famílias. Logo, pode ser uma boa pedida para passeios entre amigos ou casais sem filhos.
Praia Cavoli na Toscana
Na costa sul de Elba, aninhada num riacho cercado por maquis mediterrânicos, a praia de Cavoli é dividida em dois por um penhasco. A maior parte é particularmente movimentada no verão, por famílias, jovens e festas na praia. Já a menor, a parte ocidental, é mais calma e selvagem. Considero essa uma junção perfeita para quem quer aproveitar lugares mais vazios, sem deixar de aproveitar o movimento.
Praia Mondello em Sicília
A areia fina e as águas límpidas de Mondello transformam essa em uma das praias mais populares da costa de Palermo. Essa é uma antiga vila de pescadores, lar de um pequeno porto super charmoso onde ficam barcos de madeira coloridos. Existem muitos bares e restaurantes próximos da praia, perfeito para toda a família!
Praia Scala dei Turchi em Sicília
Ao chegar nessa praia, seus olhos serão tomados pelo contraste deslumbrante entre o branco das falésias, o azul-turquesa das águas e as finas faixas de areia. Tudo forma um cenário impressionante! É uma pérola dentre as praias da Itália. O mar e a erosão formaram um monumento rochoso em escadas, uma mistura de argila e giz. Scala dei Turchi fica na Sicília, a poucos quilômetros de Agrigento.
Praia Cala Bianca na Campânia
Cala Bianca fica na região da Campania e é um lugar que pode ser chamado de zen. Isso porque é onde a paz e a beleza da natureza vão fazer com que você se esqueça de qualquer estresse, num piscar de olhos. Pequeno e intimista, a Cala Bianca presenteia os visitantes com areia branquinha, águas cristalinas e uma vegetação que parece um cenário de contos de fadas.
Praia Capo Vaticano, Vibo Valentia em Calábria
Em Tropea, uma das jóias da Calábria, estão as pequenas e maravilhosas praias de Capo Vaticano: um mar tão transparente que parece irreal, onde você pode mergulhar e apreciar o espetáculo do Mediterrâneo. São lugares incríveis, que lembram filmes de fantasia. Cores vivas, verão quente e águas cristalinas são grandes atrativos, mesmo quando está em alta temporada.
Praia Porto Pino em Sardenha
No sul da Sardenha, escondida entre pinheiros e vegetação típica, a Spiaggia delle Dune em Porto Pino é famosa pela sua areia branca brilhante e pelas dunas. De fato, elas estão entre as mais altas da ilha. Há também enseadas de areia rosa, lagoas e lugares povoados por flamingos cor-de-rosa.
Qual a melhor época para conhecer as praias da Itália?
Tudo depende! Isso porque no verão ou em tempos de férias, tanto as praias quanto os outros destinos da Itália ficam lotados de turistas. Se esse for um problema para você, o melhor é aguardar ao menos as férias passarem. Mas se o fator de decisão forem as condições climáticas, aí mudamos o ponto de vista. Para as praias que ficam mais ao Norte da Itália, a melhor época é entre junho e setembro. É quando as temperaturas estão altas e o clima propício para esse tipo de programa!