A culinária de um país diz muito sobre ele, porque sofre influência de fatores como o clima, a fauna e a flora, a religião e por aí vai. O turismo gastronômico permite, não apenas conhecer a culinária em si, mas também os hábitos culturais de toda uma nação.
O turismo gastronômico é o hábito de viajar para conhecer novos lugares a partir da sua culinária. Experimentar novos sabores, conhecer comidas típicas, especiarias e ingredientes que não são comuns no país de destino pode ser uma experiência inesquecível.
As viagens gastronômicas não possuem regras, quem manda é você. No entanto, é bom estar aberto a conhecer coisas novas, mesmo que sejam muito diferentes.
1. Espanha
A Espanha abre essa lista por possuir forte influência das regiões mediterrâneas e sua culinária variar de região para região do país. Quem fizer uma viagem de turismo gastronômico para a Espanha vai se deparar com pratos que usam azeite, temperos fortes, carnes, pães e frutos do mar.
As carnes, na Espanha, vão além dos bovinos e suínos e contemplam, também, carne de coelho, carneiro e caça. O presunto espanhol é famoso em todo o mundo e é muito pedido por turistas que visitam os restaurantes espanhóis.
Por possuir uma longa extensão litorânea, a Espanha é ávida por frutos do mar, inclusive a Paella é um prato típico do país.
2. Catar
O país fica no Oriente Médio e possui uma variedade de comidas, com pratos conhecidos pelo mundo inteiro, como quibes e esfirras.
No entanto, a culinária do Catar não se resume apenas a pratos árabes, e tem influências da comida libanesa e indiana.
Devido a religião, o país não possui pratos que levam carne de porco, e também não comercializa bebidas alcoólicas. A comida tradicional abrange ensopados, pratos de cozimento longo, muitas especiarias e sobremesas deliciosas.
Um desses pratos é o warak enab, que consiste em um rolinho feito com folhas de uva e recheado com carne bovina ou de carneiro. Geralmente é servido acompanhado de batatas e arroz.
3. França
A França é imensamente conhecida por sua cidade luz, Paris e pela sua grandiosa Torre Eiffel. O romantismo das paisagens convida os casais a conhecerem o ambiente, mas não podemos esquecer que esse destino também é indispensável para quem é amante da culinária.
Oferece grande diversidade de massas, entre elas o croissant, os crepes e os maravilhosos vinhos franceses, além do melhor que possuem em se tratando de manteiga e queijo. Além disso, a França é o local de onde mais sai chefes de cozinha renomados do mundo.
4. Itália
A culinária italiana é uma das mais apreciadas mundo afora. As receitas do país são simples, no entanto, possuem sabores inconfundíveis. Um passeio pelo país europeu garante belas fotos, muita animação, cultura, história e um apetite satisfeito.
Na mesa dos italianos não faltam massas, sobremesas, queijos e vinho. Entre os pratos mais conhecidos e procurados pelos turistas estão o tradicional gelato, a carbonara, o risotto allo zafferano, o tiramisú, a pizza napolitana, o spaghetti allo scoglio e cannolo. Além desses, existem muitas outras delícias típicas da península italiana.
5. México
O segundo país da nossa lista de países gastronômicos fica na América do Norte e também é bastante conhecido por sua culinária característica. Aliás, em 2010, a gastronomia do México tornou-se Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A viagem pelo país latino rende um roteiro repleto de praias exuberantes, sítios históricos preservados e pratos picantes.
Nos pratos mexicanos não podem faltar ingredientes como milho, feijão e pimentas. Cabe lembrar que a culinária do país vai muito além dos famosos tacos e burritos. Vale provar pratos como enchiladas, tortilhas de milho recheadas de carne, feijão, cebola e tomate; chili com carne, prato preparado com carne, pimenta e feijão; e tamales, massa de milho de recheio doce ou salgado.
6. China
Muitos associam a culinária chinesa com ingredientes peculiares como barbatana de tubarão, carne de cachorro ou escorpião. Contudo, existe muito mais diversidade no prato dos chineses. Conhecer a China é ter a oportunidade de desbravar sabores espalhados por um território imenso e repleto de diferentes influências culinárias.
A culinária chinesa costuma usar bastante vegetais, além de dar espaço especial para as aves e o arroz. Um dos pratos mais conhecidos é o yakisoba, ainda que exista divergência com os japoneses sobre quem criou a refeição. Além desse, outras dicas culinárias de um dos países gastronômicos mais inusitados são o frango xadrez, os rolinhos primavera e o pato à Pequim.