Não é fácil definir o que fazer na Nova Zelândia, na verdade, essa é a tarefa mais difícil da viagem, uma vez que há muita coisa para fazer no país. Há roteiros para todo tipo de viajante, dos apaixonados por natureza aos amantes de cultura, enogastronomia, praia, história, arquitetura e até algumas raras grandes cidades.
A Nova Zelândia é um país que fica ao sul do planeta, então, as estações são as mesmas do Brasil. Como é um país onde as atividades ao ar livre predominam, o verão é a melhor e mais concorrida época do ano. Mas se você quiser economizar e fugir da lotação, vale a pena ir na primavera.
Na ilha norte
1. Hobbiton
Nova Zelândia ficou tão famosa por conta do filme Senhor dos Anéis que existem tours especializados em te levar para os locais onde as filmagens ocorreram, distribuídos por todo o país.
Além das paisagens naturais, há um set em especial da ilha norte, que é destaque: Hobbiton, o famoso Condado dos Hobbits. Após o término das gravações de O Hobbit, a cidadezinha não foi desmontada, ficando aberta para visitação.
2. Auckland
É a maior cidade do país e não pode ficar de fora das dicas da Nova Zelândia. Com um centro urbano ótimo para se fazer compras, tem também muitas opções de passeios naturais – claro, afinal estamos falando de Nova Zelândia!
Auckland é uma região cheia de vulcões extintos e dormentes, fazendo com que piscinas de lama e gêiseres (zonas de erupção vulcânica de onde são lançados jorros de água quente e vapor) sejam encontramos nessa região.
3. Waitomo Caves
São as cavernas dos vermes brilhantes, localizadas em Waitomo, a três horas de Auckland de ônibus. Os vermes são bichinhos de luz azul que ficam fluorescentes na escuridão. São três cavernas que podem ser visitadas todas em um único dia: a Waitomo Glowworm, Ruakuri e Aranui.
4. Rotorua
É uma cidade pequena onde você pode vivenciar a Cultura Maori. Há uma vila ainda ativa dentro da cidade, chamada Ohinemutu, onde dá pra visitar um templo e algumas casas de reunião esculpidas com a arte desse povo.
Se você quiser assistir uma apresentação da tradicional dança Maori, a Haka, vá até Te Puia, Mitai Village ou Tamaki Village e, de quebra, ainda pode comer um prato típico. Pra quem não conhece, a dança Haka é uma dança de guerra que tem características marcantes. Os homens batem os pés no chão muito forte, enquanto cantam e fazem caretas bem expressivas.
5. Wellington
É a capital da Nova Zelândia. Aconchegante e pequena, porém agitada, Wellington é conhecida por ter muitos bares e restaurantes e ser um bom local para desfrutar da gastronomia local, de forte influência britânica e que inclui muitos frutos do mar.
É em Wellington que você encontra: o museu interativo Te Papa; a catedral feita de madeiras nativas St Paul’s; um vale (Zealandia: A Karori Sanctuary Experience) que abriga os famosos animais neozelandeses kiwi (um tipo de pássaro) e a tuatara (um réptil); e o jardim botânico Otari-Wilton’s Bush.
Ilha Sul
1. Fiorde Milford Sound
Situado no Fiordland National Park, Milford Sound é o fiorde mais visitado, justamente por ser um dos mais acessíveis entre os mais de 10 fiordes do parque. Seu acesso se dá por uma rodovia e há tours diários partindo de Queenstown. A vila de Milford Sound tem infraestrutura para caso queira pernoitar no local e aproveitar mais essa maravilha da Nova Zelândia.
2. Queenstown
Capital neozelandesa dos esportes radicais: essa é Queenstown. É uma cidade pequena e bastante turística, onde você pode praticar Bungee Jump, rapel, escalada, asa-delta, paraquedismo, entre outros.
As montanhas ao redor da cidade se tornam concorridas no inverno por conta das atividades nas estações de esqui, mas não se preocupe: se você for mais pacato, Queenstown tem atividades para todos os gostos. Passe nas lojinhas de turismo, pegue as infinidades de folhetos e escolha o melhor pra você.
3. Mount Cook
Situada dentro do Mount Cook National Park (que pode ser chamado também de Aoraki National Park) é a montanha mais alta da Nova Zelândia e um excelente local para observação das estrelas, devido ao seu afastamento da cidade.
Ótima para escaldada, a montanha também tem atrações para quem quer fazer só uma trilha básica e observar a paisagem.